Conheça os principais sinais de que seu carro está precisando de uma manutenção e, muito provavelmente, de uma retífica.
Quando dirigimos o mesmo carro por bastante tempo a menor diferença é facilmente notada, portanto, qualquer barulhinho não passará despercebido, assim como outros sinais mais fáceis de notar como fumaça do motor ou do escapamento, perda de desempenho, entre outros.
Esses são alguns dos sinais que o veículo pode apresentar quando algo vai errado com o motor e todos eles indicam que o carro está precisando de manutenção. Mas por que isso ocorre?
A importância da manutenção
Na maioria dos casos esses sinais indicam que as manutenções periódicas não foram respeitadas, isto é, que, na maioria das vezes, o proprietário foi negligente com a troca periódica de óleo, com a troca dos filtros, entre outros cuidados indicados pela montadora.
Além disso, há outros problemas que podem ser causas externas, como combustível adulterado e de baixa qualidade, batidas/acidentes, peças de baixa qualidade, etc. Abaixo separamos alguns dos principais sinais de que o seu veículo está precisando de manutenção, realizar a troca do motor ou fazer a retífica.
- Perda de potência: Se o motor perdeu potência ou está falhando, pode ser um sinal de que há problemas com o desempenho do motor. Uma retífica pode ser necessária para reparar ou substituir peças desgastadas.
- Consumo excessivo de óleo: Se o motor estiver consumindo mais óleo do que o normal, isso pode indicar desgaste excessivo nas paredes do cilindro ou nos anéis de pistão, o que pode ser resolvido por meio de uma retífica.
- Barulhos estranhos: Ruídos incomuns no motor, como batidas, cliques ou ruídos de rangido, podem ser sinais de peças soltas ou desgastadas que precisam ser reparadas ou substituídas.
- Vibrações excessivas: Se o motor estiver vibrando mais do que o normal, isso pode indicar que há problemas com o equilíbrio ou a integridade estrutural do motor.
- Temperatura elevada: Se o motor estiver superaquecendo, pode ser um sinal de que há problemas com a circulação do líquido de arrefecimento ou com as partes internas do motor que precisam de reparos.
- Fumaça no escape: Se houver fumaça saindo do escape, pode ser um sinal de que há problemas com os anéis de pistão, o cabeçote ou o bloco do motor, que podem precisar de uma retífica.
E o que fazer nesses casos?
O que fazer irá depender muito de cada caso, no entanto, o certo é que você deve levar o seu carro em uma oficina especializada e de confiança para saber exatamente o que está acontecendo e o que deve ser feito. Se você notar quaisquer um dos sinais que indicam a necessidade de uma retífica em seu motor, é altamente recomendável levá-lo a um mecânico qualificado o mais rápido possível. O mecânico realizará uma avaliação completa do motor para identificar o problema e determinar se uma retífica é necessária.
Se for necessária uma retífica, o mecânico geralmente desmontará o motor para avaliar a extensão do desgaste e determinar quais peças precisam ser reparadas ou substituídas. Ele irá retificar as peças desgastadas, remontar o motor e realizar testes de desempenho para garantir que o motor esteja funcionando corretamente.
É importante escolher um mecânico experiente e qualificado para realizar o trabalho de retífica, pois a qualidade do trabalho realizado pode afetar a durabilidade e o desempenho do motor. Além disso, certifique-se de usar peças de alta qualidade para substituir as peças desgastadas, pois isso garantirá um desempenho confiável do motor após a retífica.
Outro fator importante, verifique se a retífica fornece garantia, pois isso significa que o serviço é bem feito e conta com profissionais qualificados.
A Motores Diniz, com mais de 35 anos de mercado e mais de 20.000 motores em circulação, oferece o que há de melhor em retífica em Curitiba. Com um maquinário de última geração e garantia diferenciada que atesta a qualidade dos nossos serviços. Entre em contato conosco e conheça a melhor retífica da cidade!
Deixar um comentário