Verifique sempre o nível do óleo

O óleo é responsável por lubrificar, limpar e ajudar na refrigeração do motor. Se estiver abaixo do nível indicado na vareta ou fora da validade, ele não cumprirá sua função, exigindo mais do motor.

Dessa forma, o funcionamento do veículo é prejudicado e sua vida útil acaba sendo comprometida.

Não retire a válvula termostática

A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do carro ideal — ela se abre e se fecha conforme a temperatura do motor.

Durante anos, muitos mecânicos acreditavam que essa válvula poderia ser retirada dos carros sem problemas, já que o Brasil não tem invernos rigorosos. Porém, a válvula trabalha tanto para que o motor não superaqueça quanto para que não esfrie demais, sendo indispensável para o seu bom funcionamento.

Não force o motor quando estiver dirigindo

O conta-giros do carro tem a função de mostrar a rotação do motor e indicar ao motorista que a marcha deve ser trocada quando chega ao limite. Ele é delimitado, normalmente, por uma faixa vermelha.

Por isso, procure não ultrapassar essa faixa quando dirige e mantenha as marchas de acordo com a velocidade do carro.

Faça a manutenção das peças corretamente

Para que a vida útil do motor do carro seja prolongada, suas peças devem receber manutenção frequente. Para isso, é preciso verificar no manual as indicações do fabricante quanto à troca de velas, carburador, filtros de ar e de combustível.

O motor ainda precisa de água para o sistema de arrefecimento e um aditivo que ajuda a conservar as peças.

Utilize um bom combustível

Procure sempre um posto de confiança para abastecer seu carro e de preferência — e se seu carro permitir — utilize gasolina aditivada, pelo menos, uma vez ao mês.

Esse tipo de combustível possui agentes especiais que limpam o sistema de injeção do carro, já que a gasolina comum costuma deixar alguns detritos que podem entupi-lo.

Espere um minuto antes de arrancar em temperaturas baixas

Em invernos mais rigorosos ou dias em que a temperatura está baixa, ligue o carro e espere um minuto antes de sair. Esse tempo é importante para que todos os líquidos do veículo realizem sua função lubrificante e nada no motor seja forçado.

Essas dicas simples podem ser grandes responsáveis por evitar problemas maiores no motor e ajudar seu carro a ter uma vida útil muito maior. Nunca esqueça também de realizar as manutenções periódicas e comparecer nas revisões programadas em uma oficina de confiança para checar se está tudo certo com seu veículo.

 

fonte: blog connect parts