Conheça o carro mais icônico do mundo e as vantagens de adquirir um Fusca atualmente!

Apesar de ter saído de linha há mais de 25 anos, o Volkswagen Fusca, conhecido como Beetle em países como os Estados Unidos e Inglaterra devido ao seu formato que remete a um besouro, continua sendo um sucesso e popular entre fãs ao redor do mundo.

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre esse famoso carro!

A origem do Fusca

Considerado um dos veículos mais populares do mundo, o Fusca foi inventado na Alemanha durante a década de 1930 sob encomenda de Adolf Hitler. O engenheiro Ferdinand Porsche projetou um carro “do povo” simples, confiável e acessível, com motor de dois cilindros refrigerado a ar.

No entanto, o Fusca só chegou ao Brasil em 1950, através de importações. Diante do potencial de crescimento, no ano de 1959 o modelo icônico da Volkswagen começou a ser produzido oficialmente no Brasil, especificamente no dia 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca.

Com uma combinação de preço acessível, durabilidade e facilidade de manutenção, rapidamente se tornou o carro mais vendido e favorito do Brasil.

Após 27 anos de produção, o veículo começou a passar por modificações mecânicas e estéticas, dando lugar aos modelos mais modernos.

Conheça as versões mais famosas

Ao longo de sua trajetória, o Fusca passou por diversas versões e variações. Confira a seguir algumas das edições mais marcantes:

  • Fusca com vidros bipartidos: Um dos primeiros modelos do Fusca, foi produzido até o início da década de 1950, possui o vidro traseiro dividido em duas partes.
  • Fuscão: Produzido entre 1970 e 1972, o nome “Fuscão” foi dado por causa do motor mais potente de 1.500 cc, diferentemente das versões anteriores que possuíam motores com 1.200 cc e 1.300 cc.
  • Bizorrão: Lançado em 1972, o “Bizorrão” era equipado com um motor de 1.600 cc com dupla carburação. Um dos Fuscas mais potentes e rápidos produzidos na época não apenas pela sua potência, mas também pela distinção visual de ter quatro saídas de escapamento.
  • Fusca Pé de Boi: A versão mais básica do carro, produzido sem muitos dos acessórios. Criado para ser uma opção mais acessível e econômica.
  • Fusca Itamar: Produzido entre 1993 e 1996, seu nome é para homenagear o presidente Itamar Franco, que incentivou a retomada do Fusca após um intervalo em sua produção. É moderno em engenharia e produção, porém mantém muitas características clássicas.

Entenda as vantagens de ter um fusca atualmente

Mesmo 25 anos após o fim de sua produção, os Fuscas ainda são muito queridos e destacam-se no mercado de carros antigos. Eles trazem diversas vantagens que os mantêm procurados até hoje, como:

  1. Baixo custo de manutenção: Por sua mecânica simples, as peças de reposição geralmente são baratas e fáceis de encontrar.
  2. Facilidade de estacionar: Seu tamanho compacto permite estacionar em espaços menores com mais facilidade.
  3. Custo-benefício: Comprar um Fusca pode ser economicamente vantajoso, já que modelos antigos em bom estado têm se valorizado como itens de colecionador.
  4. Mecânica simples: O motor dele é conhecido por sua simplicidade e durabilidade, sendo mais fácil de trabalhar e entender.
  5. Personalização: Existem diversas opções de personalização para o Fusca, permitindo modificações de acordo com as preferências do proprietário.
  6. Baixo consumo de combustível: Pela leveza e mecânica simples, muitos Fuscas têm um consumo de combustível relativamente eficiente.
  7. Durabilidade: Fuscas antigos ainda estão rodando, devido a sua resistência e durabilidade. Com a manutenção adequada, esses carros podem continuar funcionando por muitos anos.

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